Telefonia IP

A Telefonia IP, também conhecida como IP-PABX, é uma tecnologia na qual a comunicação de voz são transportadas sobre redes de pacotes (dados) baseadas em IP ao invés de utilizarem as tradicionais redes de comutação de circuitos (voz). Esta é uma das tecnologias utilizadas como suporte às Redes Convergentes, onde dados, voz e vídeo, são transportados através da mesma infra-estrutura.
A tecnologia de Telefonia IP vem se destacando cada vez mais dentro do ambiente corporativo. Um dos motivos é a grande utilização do protocolo IP nesse tipo de ambiente e outro é a possibilidade de se transportar voz em comunicações fim-a-fim, ou seja, tanto na rede de longa distância (WAN) quanto nas redes locais (LAN).
Com o seu amadurecimento, visível através dos investimentos e do desenvolvimento constante de novos produtos, os problemas da tecnologia de Telefonia IP antes existentes, como perda de qualidade e escalabilidade, estão totalmente controlados e distantes. Dentro desta nova realidade, a tecnologia Telefonia IP é considerada, hoje, uma solução de curto prazo.
As perguntas a serem feitas passam a ser, então, quando e como, e não mais se a migração será feita.
Possuir uma rede baseada em Telefonia IP será fundamental para maximizar o potencial de novos serviços de telecomunicações, possibilitando novas aplicações a um baixo custo.